I – INTRODUÇÃO:
- PESSOA ACREDITA QUE A
POESIA OU O MITO É A ÚNICA FORÇA CAPAZ DE ARRANCAR OS ESPÍRITOS DO PROFUNDO
CAOS.
-
OS ARQUÉTIPOS DO INCONSCIENTE COLETIVO ACOMPANHAM GERAÇÕES E GERAÇÕES, POR ISSO
O MITO PARECE NÃO MORRER, MAR SER MUTANTE.
-
EM OUTRAS PALAVRAS, É O MITO QUE DÁ VIDA À PRÓPRIA VIDA.
- O caráter esotérico da obra confirma-se com a epígrafe que a abre: BENEDICTUS DOMINUS DEUS NOSTER QUI DEDIT NOBIS SIGNUM (Bendito Deus Nosso Senhor Que Nos Deu O Sinal) sentido simbólico e messiânico da obra; e finaliza com o VALETE FRATRES (Adeus, Irmãos) ideia de “sinal”, “bandeira”, “pendão” entregue por Deus – símbolo também de fraternidade em organizações de tipo esotérico.
II - “MENSAGEM” (1918 A 1934):
- O TÍTULO ORIGINAL DO LIVRO ERA “PORTUGAL”.
-
A PALAVRA "MENSAGEM" A PARTIR DA EXPRESSÃO EM LATIM: “MENS AGITAT
MOLEM”, SIGNIFICA “O ESPÍRITO MOVE A MATÉRIA”, FRASE DA HISTÓRIA DE ENEIDA, DE
VIRGÍLIO, DITA PELA PERSONAGEM ANQUISES, QUANDO EXPLICA A ENÉIAS O SISTEMA DO
UNIVERSO DE ONDE EMANAVAM TODOS OS SERES.
-
PODE SER LIDO COMO PONTO CULMINANTE DO PROCESSO DE DESPERSONALIZAÇÃO DO EU
LÍRICO.
- ENCONTRAM-SE REUNIDAS AS VOZES DOS POETAS HETERÔNIMOS, AMPLIFICADAS PELA SUGESTÃO DOS SÍMBOLOS E PELAS DIFERENTES PERSPECTIVAS DE ENUNCIAÇÃO, E UNIFICADAS PELA VISÃO GERAL DO POETA ORTÔNIMO.
III - NOTA
PRELIMINAR DA OBRA:
- TRATA-SE DE UM APONTAMENTO, ONDE O AUTOR APRESENTA UMA ESPÉCIE DE ORIENTAÇÃO PARA QUE O LEITOR POSSA ENTENDER OS SÍMBOLOS E OS RITUAIS (SIMBÓLICOS) E INTERPRETAR “MENSAGEM” COMO UMA OBRA DE NATUREZA OCULTISTA/ESOTÉRICA, CONSIDERADA PELO PRÓPRIO PESSOA, COMO “NACIONALISMO MÍSTICO”.
-
ACRESCENTA QUE EXIGE DO INTÉRPRETE QUE POSSUA CINCO QUALIDADES OU CONDIÇÕES:
1. SIMPATIA: TEM
O INTÉRPRETE QUE SENTIR SIMPATIA PELO SÍMBOLO QUE SE PROPÕE INTERPRETAR, OU
SEJA, CAPACIDADE DE ENTRAR EM SINTONIA COM O SÍMBOLO.
2. INTUIÇÃO: AQUELA
ESPÉCIE DE ENTENDIMENTO COM QUE SE SENTE O QUE ESTÁ ALÉM DO SÍMBOLO.
3. INTELIGÊNCIA: A INTELIGÊNCIA ANALISA, DECOMPÕE, RECONSTRÓI
NOUTRO NÍVEL O SÍMBOLO. NÃO PODERÁ FAZER ISTO SE A SIMPATIA NÃO TIVER LEMBRADO
ESSA RELAÇÃO, SE A INTUIÇÃO A NÃO TIVER ESTABELECIDO.
4. COMPREENSÃO: DE OUTRAS MATÉRIAS, QUE PERMITEM QUE O
SÍMBOLO SEJA RELACIONADO COM VÁRIOS OUTROS SÍMBOLOS.
-
ASSIM CERTOS SÍMBOLOS NÃO PODEM SER BEM ENTENDIDOS SE NÃO HOUVER ANTES, O
ENTENDIMENTO DE SÍMBOLOS DIFERENTES.
5. A GRAÇA: A MÃO DO SUPERIOR INCÓGNITO, FALANDO A TERCEIROS.
IV - TEMÁTICA:
-
A PRIMEIRA EPÍGRAFE DE “MENSAGEM” REVELA QUE OS PORTUGUESES RECEBERAM UM SINAL
DE DEUS QUE FEZ DELES UM POVO ESCOLHIDO:
-
“BENEDICTUS DOMINUS DEUS NOSTER QUE DEDET NOBIS SIGNUM” (“BENDITO DEUS NOSSO
SENHOR QUE NOS DEU O SINAL”), ESCOLHIDOS NÃO PARA ÊXITO TERRENO, MAS PARA UM
“MAIS ALÉM”, UM “NOVO TEMPO”, O “V IMPÉRIO” (SENTIDO MESSIÂNICO DA OBRA).
-
E TERMINA COM “VALETE FRATES” (“ADEUS, IRMÃOS! ”) – SÍMBOLO DE FRATERNIDADE EM
ORGANIZAÇÕES DE TIPO ESOTÉRICO.
-
“MENSAGEM”, DESSA FORMA, É UMA OBRA QUE TRANSITA ENTRE O MUNDO PAGÃO, O MUNDO
CRISTÃO E O MUNDO ESOTÉRICO; ENTRE O PASSADO E O FUTURO E, ENTRE O
“SEBASTIANISMO RACIONAL” E O “NACIONALISMO MÍSTICO”.
-
É UM TEXTO PROPAGANDÍSTICO DE PORTUGAL: A OBRA TRATA DO GLORIOSO PASSADO DE
PORTUGAL APONTANDO AS SUAS VIRTUDES E TENTA ENCONTRAR UM CAMINHO PARA A
DECADÊNCIA EXISTENTE NA ÉPOCA EM QUE O LIVRO FOI ESCRITO, NUMA TENTATIVA DE
REERGUIMENTO PORTUGUÊS.
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