quarta-feira, 28 de junho de 2023

MENSAGEM, FERNANDO PESSOA - ORTÔNIMO

I – INTRODUÇÃO:

 “UM MITO PODE NÃO SER VERDADE, MAS SER VERDADEIRO”.

 “DESEJO SER UM CRIADOR DE MITOS, QUE É A TAREFA MAIS ALTA QUE PODE OBRAR ALGUÉM NA HUMANIDADE”.

 - PESSOA, POETA MODERNO, HERDEIRO DO SIMBOLISMO, TRAZ EM “MENSAGEM” A LINGUAGEM DOS SÍMBOLOS À PLENITUDE DA SUA FUNÇÃO (TEMA E PROCESSO): NOMES DE HERÓIS, EMBLEMAS HERÁLDICOS, LÍNGUA, TORNAM-SE SÍMBOLOS DO “SER PORTUGUÊS”.    

 - PODE-SE CONSIDERAR O POETA COMO UM VISIONÁRIO, POIS AO LONGO DA OBRA “MENSAGEM”, OBSERVA-SE UM CLIMA DE MAGIA EM TORNO DE PRESSÁGIOS E ADIVINHAÇÕES.

 - O POETA TRABALHA COM UMA MISTURA DE DIMENSÕES, OU SEJA, ENTRA NA MENTALIDADE DO POVO DE MODO A ORIENTÁ-LO DE QUE A DECADÊNCIA NACIONAL ERA MAIS UM SIGNO DE ESPERANÇA DO QUE DE DESESPERO.

 - O POETA, NESSA “CONVERSAÇÃO COM OS SÍMBOLOS”, PROPÕE UM CIVILIZAÇÃO ESPIRITUAL, LONGE DO MATERIALISMO DE OUTROS PROFETAS PORTUGUESES. SEGUNDO ELE: “CONTRA AS ARTES E AS FORÇAS DO ESPÍRITO NÃO HÁ RESISTÊNCIA POSSÍVEL”.

- PESSOA ACREDITA QUE A POESIA OU O MITO É A ÚNICA FORÇA CAPAZ DE ARRANCAR OS ESPÍRITOS DO PROFUNDO CAOS.

- OS ARQUÉTIPOS DO INCONSCIENTE COLETIVO ACOMPANHAM GERAÇÕES E GERAÇÕES, POR ISSO O MITO PARECE NÃO MORRER, MAR SER MUTANTE.

- EM OUTRAS PALAVRAS, É O MITO QUE DÁ VIDA À PRÓPRIA VIDA.

- O caráter esotérico da obra confirma-se com a epígrafe que a abre: BENEDICTUS DOMINUS DEUS NOSTER QUI DEDIT NOBIS SIGNUM (Bendito Deus Nosso Senhor Que Nos Deu O Sinal) sentido simbólico e messiânico da obra; e finaliza com o VALETE FRATRES (Adeus, Irmãos) ideia de “sinal”, “bandeira”, “pendão” entregue por Deus – símbolo também de fraternidade em organizações de tipo esotérico.

II - “MENSAGEM” (1918 A 1934):  

- O TÍTULO ORIGINAL DO LIVRO ERA “PORTUGAL”.

- A PALAVRA "MENSAGEM" A PARTIR DA EXPRESSÃO EM LATIM: “MENS AGITAT MOLEM”, SIGNIFICA “O ESPÍRITO MOVE A MATÉRIA”, FRASE DA HISTÓRIA DE ENEIDA, DE VIRGÍLIO, DITA PELA PERSONAGEM ANQUISES, QUANDO EXPLICA A ENÉIAS O SISTEMA DO UNIVERSO DE ONDE EMANAVAM TODOS OS SERES.

- PODE SER LIDO COMO PONTO CULMINANTE DO PROCESSO DE DESPERSONALIZAÇÃO DO EU LÍRICO.  

- ENCONTRAM-SE REUNIDAS AS VOZES DOS POETAS HETERÔNIMOS, AMPLIFICADAS PELA SUGESTÃO DOS SÍMBOLOS E PELAS DIFERENTES PERSPECTIVAS DE ENUNCIAÇÃO, E UNIFICADAS PELA VISÃO GERAL DO POETA ORTÔNIMO.

III - NOTA PRELIMINAR DA OBRA:

- TRATA-SE DE UM APONTAMENTO, ONDE O AUTOR APRESENTA UMA ESPÉCIE DE ORIENTAÇÃO PARA QUE O LEITOR POSSA ENTENDER OS SÍMBOLOS E OS RITUAIS (SIMBÓLICOS) E INTERPRETAR “MENSAGEM” COMO UMA OBRA DE NATUREZA OCULTISTA/ESOTÉRICA, CONSIDERADA PELO PRÓPRIO PESSOA, COMO “NACIONALISMO MÍSTICO”.  

- ACRESCENTA QUE EXIGE DO INTÉRPRETE QUE POSSUA CINCO QUALIDADES OU CONDIÇÕES:

1. SIMPATIA: TEM O INTÉRPRETE QUE SENTIR SIMPATIA PELO SÍMBOLO QUE SE PROPÕE INTERPRETAR, OU SEJA, CAPACIDADE DE ENTRAR EM SINTONIA COM O SÍMBOLO.

2. INTUIÇÃO: AQUELA ESPÉCIE DE ENTENDIMENTO COM QUE SE SENTE O QUE ESTÁ ALÉM DO SÍMBOLO.

3. INTELIGÊNCIA: A INTELIGÊNCIA ANALISA, DECOMPÕE, RECONSTRÓI NOUTRO NÍVEL O SÍMBOLO. NÃO PODERÁ FAZER ISTO SE A SIMPATIA NÃO TIVER LEMBRADO ESSA RELAÇÃO, SE A INTUIÇÃO A NÃO TIVER ESTABELECIDO.

4. COMPREENSÃO: DE OUTRAS MATÉRIAS, QUE PERMITEM QUE O SÍMBOLO SEJA RELACIONADO COM VÁRIOS OUTROS SÍMBOLOS.  

- ASSIM CERTOS SÍMBOLOS NÃO PODEM SER BEM ENTENDIDOS SE NÃO HOUVER ANTES, O ENTENDIMENTO DE SÍMBOLOS DIFERENTES.

5. A GRAÇA: A MÃO DO SUPERIOR INCÓGNITO, FALANDO A TERCEIROS.

IV - TEMÁTICA:

- A PRIMEIRA EPÍGRAFE DE “MENSAGEM” REVELA QUE OS PORTUGUESES RECEBERAM UM SINAL DE DEUS QUE FEZ DELES UM POVO ESCOLHIDO:

- “BENEDICTUS DOMINUS DEUS NOSTER QUE DEDET NOBIS SIGNUM” (“BENDITO DEUS NOSSO SENHOR QUE NOS DEU O SINAL”), ESCOLHIDOS NÃO PARA ÊXITO TERRENO, MAS PARA UM “MAIS ALÉM”, UM “NOVO TEMPO”, O “V IMPÉRIO” (SENTIDO MESSIÂNICO DA OBRA).

- E TERMINA COM “VALETE FRATES” (“ADEUS, IRMÃOS! ”) – SÍMBOLO DE FRATERNIDADE EM ORGANIZAÇÕES DE TIPO ESOTÉRICO.

- “MENSAGEM”, DESSA FORMA, É UMA OBRA QUE TRANSITA ENTRE O MUNDO PAGÃO, O MUNDO CRISTÃO E O MUNDO ESOTÉRICO; ENTRE O PASSADO E O FUTURO E, ENTRE O “SEBASTIANISMO RACIONAL” E O “NACIONALISMO MÍSTICO”.

- É UM TEXTO PROPAGANDÍSTICO DE PORTUGAL: A OBRA TRATA DO GLORIOSO PASSADO DE PORTUGAL APONTANDO AS SUAS VIRTUDES E TENTA ENCONTRAR UM CAMINHO PARA A DECADÊNCIA EXISTENTE NA ÉPOCA EM QUE O LIVRO FOI ESCRITO, NUMA TENTATIVA DE REERGUIMENTO PORTUGUÊS.

 

 

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