segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

ANÁLISE CRÍTICA LITERÁRIA: “QUINCAS BORBA”, MACHADO DE ASSIS

1. TÍTULO:

- “DESDE QUE HUMANITAS, SEGUNDO A MINHA DOUTRINA, É O PRINCÍPIO DA VIDA E RESIDE EM TODA A PARTE, EXISTE TAMBÉM NO CÃO, E ESTE PODE ASSIM RECEBER UM NOME DE GENTE, SEJA CRISTÃO OU MUÇULMANO [...] SOBREVIVEREI NO NOME DO MEU BOM CACHORRO (ASSIS, 1939, p. 13).”

- NA VERDADE QUINCAS BORBA, FILÓSOFO, MORREU NO COMEÇO DO LIVRO E A PERSONAGEM QUE DURA ATÉ O FIM DO ENREDO É O CÃO, PORÉM A HISTÓRIA APRESENTA A TEORIA DO HUMANITISMO QUE DEFENDE QUE “O MAIS FORTE SEMPRE SOBREVIVE”.

- PODE-SE, TAMBÉM, VER NO CACHORRO, UMA EXTENSÃO, DENTRO DOS PRÓPRIOS DITAMES DO HUMANITAS, DO PRINCÍPIO DO ANTIGO DONO, TANTO QUE, ALGUMAS VEZES, O RUBIÃO TINHA PREOCUPAÇÕES COM SUAS AÇÕES IMAGINANDO QUE O MESTRE HAVIA SOBREVIVIDO NA CRIATURA. É UMA OBSERVAÇÃO QUE FAZ SENTIDO, TANTO NO ASPECTO “ESPIRITUALISTA” COMO NA PRÓPRIA ESTRUTURA LITERÁRIA DA OBRA, POIS O CÃO FICA COMO UMA SUPOSTA CONSCIÊNCIA DO FILÓSOFO, A INCOMODAR RUBIÃO.

- TALVEZ ESTEJA NESSE PRINCÍPIO A VERDADEIRA RAZÃO DO TÍTULO: UMA REFERÊNCIA AO HUMANITISMO, AFINAL A HISTÓRIA DE RUBIÃO CONFIRMA A FILOSOFIA DE QUINCAS BORBA:

- SOFIA E CRISTIANO NÃO FAZEM MAIS DO QUE SEGUIR A MÁXIMA SEGUNDO A QUAL “HUMANITAS PRECISA COMER”. ELES SEGUEM À RISCA ESSA PRESCRIÇÃO, ALIMENTAM-SE DA FORTUNA E DA CREDIBILIDADE DE RUBIÃO.

- SUA LOUCURA GRADATIVA, A MESMA, ALIÁS, QUE ASSOLOU O FILÓSOFO, É A CONFIRMAÇÃO DO DESTINO DE QUEM ACREDITOU EXCESSIVAMENTE NA APARÊNCIA: RUBIÃO MORREU ACREDITANDO SER NAPOLEÃO III E QUINCAS BORBA, SANTO AGOSTINHO.

- ALÉM DISSO, O CÃO FIGURA COMO ÚNICO AMIGO VERDADEIRO DE AMBOS, MESMO QUE RUBIÃO O DESPREZE, E FINALMENTE, O QUE MAIS LIGA RUBIÃO AO QUINCAS BORBA, SEJA FILÓSOFO OU CACHORRO, É A HERANÇA E NÃO A AMIZADE.

 

2. INJUSTIÇA HUMANA:

Em “Quincas Borba”, a crítica ao comportamento humano é evidente e nos leva a pensar que o meio social está sempre em busca de tirar vantagens em cima dos outros a fim de que se aumente a autoestima e o ego do ser humano.

Agindo para satisfazer seus interesses, o homem se mostra animal ao extremo. Enquanto isso o cão, solidário e fiel, esbanja afetividade e apreço. O único que era capaz de receber um pontapé e voltar correndo para o seu dono. Mark Twain, com sabedoria, dizia: se recolhes um cachorro faminto e lhe deres conforto ele não te morderá. Eis a diferença entre o cachorro e o homem.

Da análise da natureza humana resta o questionamento: o homem é desprezível por sua natureza animal ou por ser humano demasiadamente humano?

É importante notarmos que, apesar de ser especificado o local, este romance poderá ser enquadrado em qualquer parte do mundo. A temática é universal. Há muitos “Palhas e Sofias” por este mundo que, com seus encantos, envolvem e destroem o ser humano. Portanto, vivemos desgraçadamente num mundo onde a aparência tem mais importância que a essência, onde você só terá valor pelo que você tem.

3. O HUMANITISMO VERSUS ARTHUR SCHOPENHAUER

- O HUMANITISMO SATIRIZA A IDEIA DA EXISTÊNCIA DO “MELHOR MUNDO POSSÍVEL” E PENETRA NO PENSAMENTO DO FILÓSOFO ALEMÃO, QUE ACREDITAVA QUE “O UNIVERSO É VONTADE, CEGA, OBSCURA E IRRACIONAL VONTADE DE VIVER” (Merquior: 1977, 171).

- SEGUNDO SCHOPENHAUER, O MUNDO É MERA REPRESENTAÇÃO. NESSA HÁ DOIS POLOS INSEPARÁVEIS: O OBJETO QUE SE DÁ NO TEMPO E NO ESPAÇO; E O SUJEITO QUE SE CONSTITUI A PARTIR DA CONSCIÊNCIA DO MUNDO.

- PARA O FILÓSOFO ALEMÃO, O HOMEM CONSCIENTE DE SI PERCEBE QUE É CONSTITUÍDO PELA VONTADE, FORMADA POR SEUS INTERESSES E PAIXÕES.

- A VONTADE NÃO É UMA MANIFESTAÇÃO RACIONAL. NA VERDADE, É UMA MANIFESTAÇÃO IMPULSIVA QUE VISA À PRESERVAÇÃO DA ESPÉCIE.

- COMO A VONTADE NUNCA SERÁ SATISFEITA, POIS QUANDO UMA É SATISFEITA, OUTRA SURGE, O MUNDO É MARCADO PELA INSATISFAÇÃO, PELA DOR.

O ÚNICO MOMENTO DE PRAZER É A SUPRESSÃO DA DOR, QUE, CONTUDO, É EFÊMERA.

A AFIRMAÇÃO E A NEGAÇÃO DA VONTADE SÃO FUNDAMENTAIS PARA A DEFINIÇÃO DO HOMEM.

- AFIRMAR À VONTADE É ALGO INSEPARÁVEL À NATUREZA HUMANA, FAZENDO SALTAR AOS OLHOS SEU LADO CRUEL, EGOÍSTA E MAL.

- PARA O PENSADOR, NEGAR À VONTADE SERIA UM ATO DE SANTIDADE, UMA VEZ QUE O HOMEM AGIRIA CONTRA SUA NATUREZA.

- EM “QUINCAS BORBA”, O AUTOR DEMONSTRA TODO O SEU DESCONTENTAMENTO COM A SOCIEDADE E DEIXA PATENTE SEU PESSIMISMO.

- O SISTEMA FILOSÓFICO DE QUINCAS BORBA SE DÁ A PARTIR DO PONTO DE VISTA QUE ENXERGA O SER HUMANO COMO VÍTIMA E AGENTE DA VONTADE.

- O HUMANITISMO É A MANIFESTAÇÃO DO EGO E DA VONTADE DE VIVER. A IDEOLOGIA DO SISTEMA É A EXTINÇÃO DA DOR A QUALQUER CUSTO.

- NÃO HÁ UMA PREOCUPAÇÃO COM O COLETIVO; HÁ APENAS A REALIZAÇÃO PESSOAL.

- O QUE PARA MUITOS SE CONFIGURA COMO EGOÍSMO, PARA O FILÓSOFO NÃO PASSA DA SATISFAÇÃO DE UMA NECESSIDADE, DA VONTADE DE VIVER.

- PORÉM, A VONTADE DE VIVER NÃO É INJUSTA. ELA SÓ PASSA A TER UMA CONOTAÇÃO NEGATIVA QUANDO INTERVÉM NA VONTADE ALHEIA, SUPRIMINDO-A.

- SENDO ASSIM, O HUMANITISMO É A DOUTRINA DA INJUSTIÇA.

- EM “QUINCAS BORBA”, AS INJUSTIÇAS SÃO INÚMERAS:

- O ABANDONO DA SOCIEDADE QUE CRISTIANO PALHA MANTINHA COM RUBIÃO. DEPOIS DE SATISFAZER SUA VONTADE E SENTIR-SE SEGURO, UMA VEZ QUE JÁ ERA COMERCIANTE PRÓSPERO, PALHA DESCARTA A PARCERIA COM O PROFESSOR, QUE JÁ ESTAVA DOENTE.

- O FATO DE CRISTIANO TER LESADO RUBIÃO FINANCEIRAMENTE JÁ SERIA UMA INJUSTIÇA, DIANTE DO ESTADO DEMENTE DO PROFESSOR, MOSTRA-SE UMA INJUSTIÇA AINDA MAIOR.

 

4. HUMANITISMO: SÁTIRA DO HUMANISMO OU DE OUTRA CORRENTES FILOSÓFICAS DO SÉCULO XIX, COMO O POSITIVISMO E EVOLUCIONISMO DARWINISTA:

- QUINCAS BORBA EXPLICA A ESSÊNCIA DE SUA TEORIA A RUBIÃO ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MORTE DE SUA AVÓ. ESSA TRAGÉDIA É EXPLICADA PELO FILÓSOFO COMO UM ATO LEGÍTIMO DE HUMANITAS.

- A SENHORA MORREU ATROPELADA POR UMA SEGE (CARROÇA) QUE SEGUIA EM ALTA VELOCIDADE.

- NEM TODOS PODEM ESTAR SATISFEITOS, PORÉM SE UM ESTÁ, É JUSTO.

- O DONO DA SEGE QUE ATROPELOU A AVÓ DO FILÓSOFO TEM FOME E SUA VONTADE DE VIVER (COMER) NÃO PODE ENCONTRAR OBSTÁCULOS. SE OS ENCONTRA, TENDE A ELIMINÁ-LOS.

- ESSA EXPLICAÇÃO, NO ENTANTO, NÃO FAZ SENTIDO PARA RUBIÃO, PORQUE “SEGURAMENTE O DONO DA SEGE POR MUITO TARDE QUE CHEGAVA À CASA, NÃO MORRIA DE FOME, AO PASSO QUE A BOA SENHORA MORREU DE VERDADE, E PARA SEMPRE” (P.20).  

- O FILÓSOFO DÁ, ENTÃO, MAIS UM EXEMPLO AO PROFESSOR, FAZENDO COM QUE CREIA QUE SUA VISÃO DA MORTE ESTAVA EQUIVOCADA.

- EM HUMANITAS, “RIGOROSAMENTE NÃO HÁ MORTE, HÁ VIDA, PORQUE A SUPRESSÃO DE UMA É A CONDIÇÃO DA SOBREVIVÊNCIA DA OUTRA, E A DESTRUIÇÃO NÃO ATINGE O PRINCÍPIO UNIVERSAL E COMUM” (p. 21).

 

5. SER X TER: JOGO DE APARÊNCIAS

- UM DIRETOR DE BANCO É HUMILHADO EM UMA VISITA AO MINISTRO E DESCONTA EM CRISTIANO PALHA, TRATANDO-O DA MESMA FORMA; O PRÓPRIO RUBIÃO, SENHOR DE SUA FORTUNA, SENTE-SE PEQUENO AO SE DEPARAR COM A SUNTUOSIDADE DE UMA BARONESA DO IMPÉRIO.

- ASSIM, A DEMONSTRAÇÃO DE PODER É MAIS IMPORTANTE QUE O PODER EM SI, QUE PERMANECE MASCARADO.

 

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