1. TÍTULO:
-
“DESDE QUE HUMANITAS, SEGUNDO A MINHA DOUTRINA, É O PRINCÍPIO DA VIDA E RESIDE
EM TODA A PARTE, EXISTE TAMBÉM NO CÃO, E ESTE PODE ASSIM RECEBER UM NOME DE
GENTE, SEJA CRISTÃO OU MUÇULMANO [...] SOBREVIVEREI NO NOME DO MEU BOM CACHORRO
(ASSIS, 1939, p. 13).”
- NA
VERDADE QUINCAS BORBA, FILÓSOFO, MORREU NO COMEÇO DO LIVRO E A PERSONAGEM QUE
DURA ATÉ O FIM DO ENREDO É O CÃO, PORÉM A HISTÓRIA APRESENTA A TEORIA DO
HUMANITISMO QUE DEFENDE QUE “O MAIS FORTE SEMPRE SOBREVIVE”.
-
PODE-SE, TAMBÉM, VER NO CACHORRO, UMA EXTENSÃO, DENTRO DOS PRÓPRIOS DITAMES DO
HUMANITAS, DO PRINCÍPIO DO ANTIGO DONO, TANTO QUE, ALGUMAS VEZES, O RUBIÃO
TINHA PREOCUPAÇÕES COM SUAS AÇÕES IMAGINANDO QUE O MESTRE HAVIA SOBREVIVIDO NA
CRIATURA. É UMA OBSERVAÇÃO QUE FAZ SENTIDO, TANTO NO ASPECTO “ESPIRITUALISTA”
COMO NA PRÓPRIA ESTRUTURA LITERÁRIA DA OBRA, POIS O CÃO FICA COMO UMA SUPOSTA
CONSCIÊNCIA DO FILÓSOFO, A INCOMODAR RUBIÃO.
-
TALVEZ ESTEJA NESSE PRINCÍPIO A VERDADEIRA RAZÃO DO TÍTULO: UMA REFERÊNCIA AO
HUMANITISMO, AFINAL A HISTÓRIA DE RUBIÃO CONFIRMA A FILOSOFIA DE QUINCAS BORBA:
-
SOFIA E CRISTIANO NÃO FAZEM MAIS DO QUE SEGUIR A MÁXIMA SEGUNDO A QUAL
“HUMANITAS PRECISA COMER”. ELES SEGUEM À RISCA ESSA PRESCRIÇÃO, ALIMENTAM-SE DA
FORTUNA E DA CREDIBILIDADE DE RUBIÃO.
-
SUA LOUCURA GRADATIVA, A MESMA, ALIÁS, QUE ASSOLOU O FILÓSOFO, É A CONFIRMAÇÃO
DO DESTINO DE QUEM ACREDITOU EXCESSIVAMENTE NA APARÊNCIA: RUBIÃO MORREU
ACREDITANDO SER NAPOLEÃO III E QUINCAS BORBA, SANTO AGOSTINHO.
-
ALÉM DISSO, O CÃO FIGURA COMO ÚNICO AMIGO VERDADEIRO DE AMBOS, MESMO QUE RUBIÃO
O DESPREZE, E FINALMENTE, O QUE MAIS LIGA RUBIÃO AO QUINCAS BORBA, SEJA
FILÓSOFO OU CACHORRO, É A HERANÇA E NÃO A AMIZADE.
2.
INJUSTIÇA HUMANA:
Em “Quincas Borba”, a crítica
ao comportamento humano é evidente e nos leva a pensar que o meio social está
sempre em busca de tirar vantagens em cima dos outros a fim de que se aumente a
autoestima e o ego do ser humano.
Agindo para satisfazer seus
interesses, o homem se mostra animal ao extremo. Enquanto isso o cão, solidário
e fiel, esbanja afetividade e apreço. O único que era capaz de receber um
pontapé e voltar correndo para o seu dono. Mark Twain, com sabedoria, dizia: se
recolhes um cachorro faminto e lhe deres conforto ele não te morderá. Eis a
diferença entre o cachorro e o homem.
Da análise da natureza humana
resta o questionamento: o homem é desprezível por sua natureza animal ou por
ser humano demasiadamente humano?
É importante notarmos que,
apesar de ser especificado o local, este romance poderá ser enquadrado em
qualquer parte do mundo. A temática é universal. Há muitos “Palhas e Sofias”
por este mundo que, com seus encantos, envolvem e destroem o ser humano. Portanto,
vivemos desgraçadamente num mundo onde a aparência tem mais importância que a
essência, onde você só terá valor pelo que você tem.
3.
O HUMANITISMO VERSUS ARTHUR SCHOPENHAUER
- O HUMANITISMO SATIRIZA A
IDEIA DA EXISTÊNCIA DO “MELHOR MUNDO POSSÍVEL” E PENETRA NO PENSAMENTO DO
FILÓSOFO ALEMÃO, QUE ACREDITAVA QUE “O UNIVERSO É VONTADE, CEGA, OBSCURA E
IRRACIONAL VONTADE DE VIVER” (Merquior: 1977, 171).
- SEGUNDO SCHOPENHAUER, O
MUNDO É MERA REPRESENTAÇÃO. NESSA HÁ DOIS POLOS INSEPARÁVEIS: O OBJETO QUE SE
DÁ NO TEMPO E NO ESPAÇO; E O SUJEITO QUE SE CONSTITUI A PARTIR DA CONSCIÊNCIA
DO MUNDO.
- PARA O FILÓSOFO ALEMÃO, O
HOMEM CONSCIENTE DE SI PERCEBE QUE É CONSTITUÍDO PELA VONTADE, FORMADA POR SEUS
INTERESSES E PAIXÕES.
- A VONTADE NÃO É UMA
MANIFESTAÇÃO RACIONAL. NA VERDADE, É UMA MANIFESTAÇÃO IMPULSIVA QUE VISA À
PRESERVAÇÃO DA ESPÉCIE.
- COMO A VONTADE NUNCA SERÁ
SATISFEITA, POIS QUANDO UMA É SATISFEITA, OUTRA SURGE, O MUNDO É MARCADO PELA
INSATISFAÇÃO, PELA DOR.
O ÚNICO MOMENTO DE PRAZER É A
SUPRESSÃO DA DOR, QUE, CONTUDO, É EFÊMERA.
A AFIRMAÇÃO E A NEGAÇÃO DA
VONTADE SÃO FUNDAMENTAIS PARA A DEFINIÇÃO DO HOMEM.
- AFIRMAR À VONTADE É ALGO
INSEPARÁVEL À NATUREZA HUMANA, FAZENDO SALTAR AOS OLHOS SEU LADO CRUEL, EGOÍSTA
E MAL.
- PARA O PENSADOR, NEGAR À
VONTADE SERIA UM ATO DE SANTIDADE, UMA VEZ QUE O HOMEM AGIRIA CONTRA SUA
NATUREZA.
- EM “QUINCAS BORBA”, O AUTOR
DEMONSTRA TODO O SEU DESCONTENTAMENTO COM A SOCIEDADE E DEIXA PATENTE SEU
PESSIMISMO.
- O SISTEMA FILOSÓFICO DE
QUINCAS BORBA SE DÁ A PARTIR DO PONTO DE VISTA QUE ENXERGA O SER HUMANO COMO
VÍTIMA E AGENTE DA VONTADE.
- O HUMANITISMO É A
MANIFESTAÇÃO DO EGO E DA VONTADE DE VIVER. A IDEOLOGIA DO SISTEMA É A EXTINÇÃO
DA DOR A QUALQUER CUSTO.
- NÃO HÁ UMA PREOCUPAÇÃO COM O
COLETIVO; HÁ APENAS A REALIZAÇÃO PESSOAL.
- O QUE PARA MUITOS SE
CONFIGURA COMO EGOÍSMO, PARA O FILÓSOFO NÃO PASSA DA SATISFAÇÃO DE UMA
NECESSIDADE, DA VONTADE DE VIVER.
- PORÉM, A VONTADE DE VIVER
NÃO É INJUSTA. ELA SÓ PASSA A TER UMA CONOTAÇÃO NEGATIVA QUANDO INTERVÉM NA
VONTADE ALHEIA, SUPRIMINDO-A.
- SENDO ASSIM, O HUMANITISMO É
A DOUTRINA DA INJUSTIÇA.
- EM “QUINCAS BORBA”, AS
INJUSTIÇAS SÃO INÚMERAS:
- O ABANDONO DA SOCIEDADE QUE
CRISTIANO PALHA MANTINHA COM RUBIÃO. DEPOIS DE SATISFAZER SUA VONTADE E
SENTIR-SE SEGURO, UMA VEZ QUE JÁ ERA COMERCIANTE PRÓSPERO, PALHA DESCARTA A
PARCERIA COM O PROFESSOR, QUE JÁ ESTAVA DOENTE.
- O FATO DE CRISTIANO TER
LESADO RUBIÃO FINANCEIRAMENTE JÁ SERIA UMA INJUSTIÇA, DIANTE DO ESTADO DEMENTE
DO PROFESSOR, MOSTRA-SE UMA INJUSTIÇA AINDA MAIOR.
4.
HUMANITISMO: SÁTIRA DO HUMANISMO OU DE OUTRA CORRENTES FILOSÓFICAS DO SÉCULO
XIX, COMO O POSITIVISMO E EVOLUCIONISMO DARWINISTA:
- QUINCAS BORBA EXPLICA A
ESSÊNCIA DE SUA TEORIA A RUBIÃO ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MORTE DE SUA AVÓ. ESSA
TRAGÉDIA É EXPLICADA PELO FILÓSOFO COMO UM ATO LEGÍTIMO DE HUMANITAS.
- A SENHORA MORREU ATROPELADA
POR UMA SEGE (CARROÇA) QUE SEGUIA EM ALTA VELOCIDADE.
- NEM TODOS PODEM ESTAR
SATISFEITOS, PORÉM SE UM ESTÁ, É JUSTO.
- O DONO DA SEGE QUE ATROPELOU
A AVÓ DO FILÓSOFO TEM FOME E SUA VONTADE DE VIVER (COMER) NÃO PODE ENCONTRAR
OBSTÁCULOS. SE OS ENCONTRA, TENDE A ELIMINÁ-LOS.
- ESSA EXPLICAÇÃO, NO ENTANTO,
NÃO FAZ SENTIDO PARA RUBIÃO, PORQUE “SEGURAMENTE O DONO DA SEGE POR MUITO TARDE
QUE CHEGAVA À CASA, NÃO MORRIA DE FOME, AO PASSO QUE A BOA SENHORA MORREU DE
VERDADE, E PARA SEMPRE” (P.20).
- O FILÓSOFO DÁ, ENTÃO, MAIS
UM EXEMPLO AO PROFESSOR, FAZENDO COM QUE CREIA QUE SUA VISÃO DA MORTE ESTAVA
EQUIVOCADA.
- EM HUMANITAS, “RIGOROSAMENTE
NÃO HÁ MORTE, HÁ VIDA, PORQUE A SUPRESSÃO DE UMA É A CONDIÇÃO DA SOBREVIVÊNCIA
DA OUTRA, E A DESTRUIÇÃO NÃO ATINGE O PRINCÍPIO UNIVERSAL E COMUM” (p. 21).
5.
SER X TER: JOGO DE APARÊNCIAS
- UM DIRETOR DE BANCO É
HUMILHADO EM UMA VISITA AO MINISTRO E DESCONTA EM CRISTIANO PALHA, TRATANDO-O
DA MESMA FORMA; O PRÓPRIO RUBIÃO, SENHOR DE SUA FORTUNA, SENTE-SE PEQUENO AO SE
DEPARAR COM A SUNTUOSIDADE DE UMA BARONESA DO IMPÉRIO.
- ASSIM, A DEMONSTRAÇÃO DE
PODER É MAIS IMPORTANTE QUE O PODER EM SI, QUE PERMANECE MASCARADO.
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