segunda-feira, 14 de março de 2022

"TERRA SONÂNBULA", MIA COUTO.

 TERRA SONÂMBULA, MIA COUTO, 1993.



I – AUTOR:


- ANTÔNIO EMILIO LEITE COUTO, MIA COUTO, NASCEU NA CIDADE DA BEIRA, PROVÍNCIA DE SOFALA, MOÇAMBIQUE, A 5 DE JULHO DE 1955.

- ADOTOU O NOME PORQUE TINHA UMA PAIXÃO POR GATOS E PORQUE O SEU IRMÃO NÃO SABIA PRONUNCIAR O SEU NOME.

- FILHO DE FERNANDO COUTO, EMIGRANTE PORTUGUÊS, JORNALISTA E POETA, QUE PERTENCIA AOS CÍRCULOS INTELECTUAIS DE SUA CIDADE.

- COM 14 ANOS DE IDADE, TEVE ALGUNS POEMAS PUBLICADOS NO JORNAL “NOTÍCIAS DA BEIRA”.

- EM 1971, MUDOU-SE PARA A CIDADE CAPITAL DE MOÇAMBIQUE, LOURENÇO MARQUES, HOJE MAPUTO E INGRESSOU NO CURSO DE MEDICINA, MAS DEPOIS DE TRÊS ANOS ABANDONOU A FACULDADE.

- PASSOU A EXERCER A PROFISSÃO DE JORNALISTA.

- TRABALHOU NA TRIBUNA ATÉ A DESTRUIÇÃO DAS SUAS INSTALAÇÕES EM SETEMBRO DE 1975, POR COLONOS QUE SE OPUNHAM À INDEPENDÊNCIA.

- EM SEGUIDA, FOI DIRETOR DA REVISTA “TEMPO” ATÉ 1981 E CONTINUOU A CARREIRA NO JORNAL “NOTÍCIAS” ATÉ 1985, QUANDO SE DEMITIU PARA CONTINUAR OS ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS NA ÁREA DE BIOLOGIA.

- É UM AUTOR ENGAJADO NAS MUDANÇAS DE SEU PAÍS, FEZ PARTE DA FRELIMO – FRENTE DE LIBERTAÇÃO DE MOÇAMBIQUE.

- UM DOS AUTORES DO HINO NACIONAL DE MOÇAMBIQUE, MIA COUTO CONDUZ SUA PRODUÇÃO LITERÁRIA ATENTO ÀS RAÍZES CULTURAIS, ANGÚSTIAS E ESPERANÇAS DE UMA NAÇÃO QUE FALA MAIS DE VINTE LÍNGUAS E VIVE OS DESENCONTROS DA GLOBALIZAÇÃO.

- GANHOU VÁRIOS PRÊMIOS COM “TERRA SONÂMBULA”, ENTRE ELES O DE UM DOS 12 MELHORES LIVROS DE ÀFRICA DO SÉCULO XX.


II – CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL:


- A “FRENTE DE LIBERTAÇÃO DE MOÇAMBIQUE”, TAMBÉM CONHECIDA POR “FRELIMO”, É UM PARTIDO POLÍTICO OFICIALMENTE FUNDADO EM 1962, COM O OBJETIVO DE LUTAR PELA INDEPENDÊNCIA DE MOÇAMBIQUE DO DOMÍNIO PORTUGUÊS (1965 A 1975).

- APÓS A GUERRA COLONIAL CONTRA O PODER PORTUGUÊS E A INDEPENDÊNCIA DE MOÇAMBIQUE, EM 25 DE JUNHO DE 1975, O PAÍS MERGULHOU NUMA GUERRA CIVIL, QUE COMEÇOU EM 1976, COM AS DISPUTAS INTERNAS ENTRE OS PARTIDOS RENAMO (RESISTÊNCIA NACIONAL MOÇAMBICANA) E FRELIMO, CUJO MAIOR PREJUDICADO FOI NOVAMENTE O POVO MOÇAMBICANO.

- ESSA GUERRA CIVIL PERMANECEU ATÉ 1992, QUANDO FOI ASSINADO O “ACORDO GERAL DE PAZ”.

- A FRELIMO É DESDE ENTÃO, A PRINCIPAL FORÇA POLÍTICA DO PAÍS, SENDO TAMBÉM O “PARTIDO DA SITUAÇÃO” E O RENAMO, O PRINCIPAL “PARTIDO DA OPOSIÇÃO”.

- “TERRA SONÂMBULA” RETRATA O ÚLTIMO PERÍODO DESSA GUERRA CIVIL; PORTANTO, UMA LITERATURA COM OBJETIVO DE COMPROMETIMENTO SOCIAL E IDEOLÓGICO DE LIBERTAÇÃO NACIONAL. NESSE CONTEXTO, A QUESTÃO DA IDENTIDADE É EVOCADA COM FREQUÊNCIA, TANTO NO PLANO DO INDIVÍDUO, QUANTO NO DA NAÇÃO. 


III – TÍTULO: PAPEL MARCANTE DO SONHO

- SONAMBULISMO, DO LATIM, “SOMNUS” (SONO) E “AMBULARE” (PASSEAR): CAPACIDADE DE VER À DISTÂNCIA OU ATRAVÉS DE CORPOS OPACOS, LER PENSAMENTOS, TER PREMONIÇÕES, ETC.

 



- O TÍTULO “TERRA SONÂMBULA” REFERE-SE A UM PAÍS EM ESTADO DE SONAMBULISMO QUE SE PROCURA A SI MESMO, PERCORRENDO UMA ESTRADA MORTA, FEITA DE OBSTÁCULOS E TRAGÉDIAS, SEM DESTINO, RESULTADO DA GUERRA.

- PORTANTO, UM MUNDO DE SONHOS QUE MISTURA UMA REALIDADE CAÓTICA DE GUERRAS E DEVASTAÇÃO.

- SUAS PERSONAGENS CAMINHAM ENTRE A CERTEZA E A DÚVIDA, ENTRE ONÍRICO E A REALIDADE.

- SENTEM-SE PERDIDOS E CONFUSOS DENOTANDO UMA SITUAÇÃO DE ABANDONO E INSTABILIDADE, QUE É A FORMA COMO SE ENCONTRA MOÇAMBIQUE.

- EM MEIO A UM REAL TÃO TRÁGICO, ESSES ELEMENTOS BUSCAM PELA (RE) CONSTRUÇÃO DE SUA HISTÓRIA, PELA PRESERVAÇÃO DAS TRADIÇÕES E POR VIDAS MAIS DIGNAS, DO MESMO MODO EM QUE PROCURAM COMPREENDER OS MISTÉRIOS DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA.

IV – TEMÁTICA:

 

- EM “TERRA SONÂMBULA”, O AUTOR BUSCA REFLETIR SOBRE MOÇAMBIQUE APÓS A INDEPENDÊNCIA E FUNDAR UMA NARRATIVA COMPROMISSADA COM AS CONSEQUÊNCIAS E COM A MEMÓRIA DA GUERRA CIVIL.

- A OBRA É REVESTIDA DE UM TOM TESTEMUNHAL, POIS O AUTOR VIVENCIOU O MOMENTO HISTÓRICO SOBRE O QUAL DISCORRE.

- SEGUNDO O ESCRITOR:

“Comecei o livro sem nenhuma esperança que os meus filhos iriam saber, um dia, o que seria a paz. E o curioso é que eu mantinha a convicção que um livro sobre a guerra se faz depois da guerra. Atuei contra essa própria convicção, começando a escrever a história em plena situação de guerra.”

- PARA LER O RESUMO COMPLETO DA REFERIDA OBRA, INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E ACESSE GRATUITAMENTE O SEGUINTE LINK: https://youtu.be/hPsC_wsWat0