- “RELATO DE UM CERTO ORIENTE”, Milton Hatoum, narra
a história e os conflitos de uma família de imigrantes libaneses, que vieram
para o Brasil, no início do século XX, em busca de riqueza, atraídos pelo ciclo
da borracha, e estabeleceram-se em Manaus-AM.
- Na obra, uma narradora principal,
inominada, após quase 20 anos de ausência, regressa à sua casa, e, a partir dos acontecimentos que se desenrolam
após sua chegada, ela vai relembrando e descobrindo histórias do seu passado e
da família que a criou. Tudo isso, por meio de imagens fragmentárias da sua
memória e, com o auxílio de relatos de outros narradores.
CAPÍTULO
1
-
O OBJETIVO DA NARRADORA PRINCIPAL É REENCONTRAR EMILIE, A MATRIARCA DE UMA
FAMÍLIA LIBANESA, SUA MÃE ADOTIVA OU AVÓ, E FAZER UM RELATO DE MEMÓRIAS DE SUA
INFÂNCIA, DA CASA, DA CIDADE EM QUE CRESCEU, PARA RELATAR ESSE UNIVERSO DE
LEMBRANÇAS, ATRAVÉS DE UMA CARTA, AO SEU IRMÃO, TAMBÉM ADOTIVO, QUE MORA EM
BARCELONA.
-
A NARRADORA PRINCIPAL FAZ A MARCAÇÃO DA SUA POSIÇÃO NO PRESENTE, NO MOMENTO DA
ESCRITA DA CARTA, PORTANTO, EM MANAUS, APÓS OS ENCONTROS E RELATOS COLETADOS,
QUE ELA OBTEVE DURANTE TRÊS OU QUATRO DIAS.
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A CAUSA DO SEU RETORNO É RESULTADO DE UM FATO ANTERIOR NA LINHA DO TEMPO, QUE
SÓ SERÁ REVELADO AO LEITOR, NA ANTEPENÚLTIMA PÁGINA DO LIVRO.
“Desejo súbito de viajar para
Manaus depois de uma longa ausência” (HATOUM, 2008, p. 146).
-
O FATO DAS INFORMAÇÕES COLHIDAS SEJAM ENDEREÇADAS A ALGUÉM QUE JÁ A CONHECE (O
IRMÃO DE BARCELONA), BEM COMO O LUGAR DE ONDE ELA ESTÁ NARRANDO (MANAUS),
MUITAS INFORMAÇÕES SERÃO OMITIDAS OU ADIADAS.
-
DESTA FORMA, DESDE O INÍCIO DO ROMANCE, O LEITOR SABE MUITO POUCO SOBRE A
NARRADORA PRINCIPAL, E AINDA POUCOS SÃO OS FATOS CONTADOS, POIS ESSA NARRADORA
SELECIONA OS ACONTECIMENTOS À NARRAÇÃO, LEVANDO EM CONTA O IRMÃO, O QUE SERIA
INTERESSANTE PARA ELE, CRIANDO, ASSIM, PARA O LEITOR, UMA CERTA DIFICULDADE DE
ENTENDIMENTO.
-
NESSE SENTIDO, HÁ UM GRANDE QUEBRA-CABEÇAS QUE É RECUPERADO POR MEIO DA MEMÓRIA
DOS NARRADORES E PERSONAGENS, QUE SÃO CONTADAS, MAS MANTENDO A VISÃO DE QUE HÁ
UM SUJEITO NA PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR NARRANDO, NO PRESENTE DA ENUNCIAÇÃO,
AS SUAS IMPRESSÕES SOBRE O SEU PASSADO E O PASSADO DOS OUTROS.
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