sábado, 11 de fevereiro de 2012

GRUPO VOZ: ENCANTA-SE QUEM O OUVE, MODIFICA-SE QUEM O ESCUTA.



O Grupo Voz com o show “VOZ INTERPRETA*INTERFERE” traduz sua própria cartografia como um autorretrato filosófico e existencial, que se faz ao tecer a si mesmo e àqueles que interferem.
A audácia, a inovação e a expressividade do Grupo fecundam utopias, ampliam a poética e estimulam o grande público a refletir e conscientizar-se sobre o “eu e o mundo”.
Com sonoridade imbuída de brasilidade, baseada em violões e percussão, suas letras provocam uma investigação introspectiva tendo como motor primordial a aprendizagem pela essência; um canto de resistência da natureza; o amor; a encarnação do movimento e do efêmero; enfim, às mudanças, às evoluções e às transições, unindo o lirismo de sua poesia aos acordes de belíssimos timbres.
Tudo isso realizado de forma ativa, pulsante e contagiante potencializando um processo de desenvolvimento cultural, abrangendo um conjunto de transformações, que permitem a ampliação da interculturalidade e do reconhecimento da diversidade, não só como um elemento presente entre nós, mas, como uma necessidade para uma cultura viva e saudável.
A versatilidade do show “VOZ INTERPRETA*INTERFERE” faz com que não se restrinja aos limites geográficos sulistas, ainda que de lá extraia raízes de sua matéria-prima e sim, transmuta-se em busca de universalização da música nacional, descortinando o Brasil. Os ritmos nascem do bombo leguero, tambor gaúcho, de onde surgem os Chamamés e a Milongas, perpassam pelos ritmos da Guarânia paraguaia e matogrossense; pelo Baião típico nordestino até atingir o Marabaixo, que inclui toda uma cultura amazonense.  
“VOZ INTERPRETA*INTERFERE” é um convite a todos que reconhecem a arte em toda a sua complexidade, contribuindo para a qualificação da memória coletiva de seu povo, fortalecendo os seus diversos saberes e fazeres culturais.

Valéria Pisauro nasceu em Campinas, SP. Graduada em Letras pela UNICAMP-Universidade Estadual de Campinas; especializada em Teoria Literária; mestranda em História da Arte (MAM-SP) e pós-graduada Antropologia Cultural (UNICAMP-SP). É professora de Literatura e História da Arte. Tem intensa atividade cultural na música e na literatura. Possui vários trabalhos literários editados e poemas musicados. Participa de certames culturais e idôneas antologias poéticas, tendo muitas de suas escritas premiadas.   

Nenhum comentário: